Cadastros

Liberações Web

No menu Cadastros > Liberações Web encontram-se as licenças e liberações de uma Entidade/Revenda. Abaixo estão descritos os objetivos de cada uma, observe.

Licenças

Neste item são concedidos as licenças para uma Entidade. Para efetuar uma nova, clique na lupa ou digite o código no campo Entidade, a seguir, os campos Licença (quantidade de licenças concedidas para a entidade), Data inicial e Banco de dados são preenchidos automaticamente. O usuário deve se atentar que, caso não informado um banco de dados, será criado um novo banco de dados automaticamente, sendo assim, é necessário utilizar um banco de dados existente desta entidade. Logo, escolha no campo Sistema o software que será concedido a entidade.

cadastros

Preencha os próximos campos informando o que é pedido em cada um deles.

cadastros

Na parte de baixo da tela são mostradas as licenças concedidas, dessa forma, ao cadastrar uma nova licença para a entidade será mostrado nesse ambiente.

cadastros

Licenças cadastradas como tipo de entidade Oficiais no Cadastro de Entidade e realizada a liberação é possível gravar quando preenchidos os campos Cobrar e Número do pedido (número proveniente do CRM).

cadastros

Acesso ao sistema após final da licença

Após uma licença finalizada os usuários perdem acesso total ao sistema, porém muitas vezes é necessário consultar informações, emitir relatórios ou até mesmo exportar dados, agora a ferramenta Admin possibilita configurar a quantidade de dias que os usuários terão para consultar o sistema após a finalização da licença. Esse recurso está disponível no menu: Cadastro > Cadastro de Licenças.

Ao informar uma data final, automaticamente é habilitado o campo Dias de Acesso Leitura. Caso nada seja inserido neste campo, por padrão será adicionado 30 dias após o término da licença.

cadastros

O máximo de dias permitidos para o campo Dias de Acesso a Leitura é de 90 dias, entretanto ao tentar inserir mais dias que o permitido, a ferramenta não permitirá que as informações sejam salvas.

cadastros

Inserindo as informações no Admin no modo leitura, é mostrado no sistema a seguinte frase: Licença vencida - Acesso somente leitura.

cadastros

Consequentemente, é possível apenas acessar o sistema mas não é permitido cadastrar, editar ou excluir nenhuma informação, permitindo apenas realizar consultas, executar relatórios e alguns scripts. Passando o prazo estabelecido o usuário perde completamente o acesso ao sistema.

cadastros

O impacto dessa funcionalidade se dá diretamente no Gerenciador de Scripts ao tentar executar um artefato. Quando um script não tem nenhuma restrição para ser executado aparece na opção Executável em modo somente leitura como Não.

cadastros

A partir do momento que técnicos, desenvolvedores e/ou administradores habilitarem o parâmetro Executável em modo somente leitura o cliente conseguirá executar dentro do prazo estipulado na ferramenta Admin após final da licença de um determinado sistema.

Diante disso, fica a critério das verticais e revendas a disponibilização dos artefatos necessários para cliente após o prazo estipulado.

IMPORTANTE!

Scripts desenvolvidos com fonte dinâmica podem ser executados independentes desse parâmetro estar habilitado, pois presume-se que é um script de um relatório.

Todos os relatórios ficam disponíveis para consultas respeitando o prazo estipulado após o término da licença, inclusive no Assistente F4.

Entidades

Aqui, encontram-se todas as entidades cadastradas. Para cadastrar novas informações clique no botão Novo, preencha todos os campos de acordo com que se pede e pressione o botão Gravar para salvar as informações. Todos os bancos de dados cadastrados para a entidade são apresentados através de colunas na parte inferior da tela. Caso necessite copiar ou excluir um cadastro pressione os botões localizados no final da tela.

Tipo de Entidade

Um campo de extrema importância refere-se ao Tipo de Entidade, nele existem três opções a serem escolhidas: Oficial, Conversão, Demonstração e Parceiro.

Oficial: quando o usuário tentar alterar o Tipo da entidade e/ou cadastrar uma nova a ferramenta não permitirá, apresentando uma mensagem no topo da tela. Observe na imagem abaixo.

cadastros

Quando o cadastro tenha sido cadastrado com o tipo de entidade Oficial, o campo aparece bloqueado.

Sempre que uma entidade é cadastrada pelo CRM o campo é preenchido automaticamente como Oficial.

IMPORTANTE!

Apenas usuários administradores da equipe Plataforma podem cadastrar uma entidade do tipo Oficial, os demais administradores são autorizados a cadastrar os tipos Conversão, Demonstração e Parceiro.

Banco de Dados

Aqui é o espaço onde são cadastrados todos os bancos de dados, e é mostrada a relação de entidades utilizadas pelo banco. Para iniciar o cadastro clique no botão Novo, logo, preencha os campos Código e Descrição e salve as informações.

Revendas

Esta tela tem por objetivo realizar novos cadastros de Revendas, para efetuá-los pressione o botão Novo, preencha as demais informações e clique em salvar. Se necessário excluir um registro ou copiá-lo aperte os botões correspondentes.

Cadastro de Avisos

Nesta tela o usuário que possui essa funcionalidade habilitada pode cadastrar avisos para alguns destinos, mas antes é necessário preencher o campo Código podendo utilizar a lupa para encontrar um aviso já cadastrado ou clicando no botão Novo. Insira uma data e horário de início e fim do aviso. No campo Tipo três opções são apresentadas: Mensagem escrita, Novidades e URL.

cadastros

Ao escolher um tipo de aviso, preencha os demais campos. Um dos campos bem importantes é o Destino, aqui será informado quem receberá o aviso, porém, algumas opções são habilitadas para um determinado setor da Betha.

• Enviar para um Usuário: é enviado uma mensagem apenas para um usuário;
  • Enviar para um Sistema: envia para um sistema específico;
  • Enviar para uma Entidade: manda uma mensagem para a Entidade selecionada;
  • Enviar para uma Revenda/Filial: selecionando essa opção, é necessário informar a Revenda ou Filial que receberá o aviso. Exemplo: todos os clientes da Filial do Betha;
  • Enviar para uma Unidade Federativa: envia para uma determinada região do país, ou seja, de um estado específico. Exemplo: clientes de Santa Catarina;
  • Enviar para um Sistema de uma Entidade: envia uma mensagem para uma determinada Entidade e exclusivo para um determinado sistema;
  • Enviar para um Sistema de uma Revenda/Filial: envia para todos os clientes de uma determinada Revenda/Filial, porém para apenas para um sistema;
  • Enviar para um Sistema de uma Unidade Federativa: envia para um estado específico, porém para apenas para um sistema;
  • Mensagem para todos os Sistema Cloud: envia mensagem para todos os sistemas com tecnologia Cloud.